domingo, 17 de fevereiro de 2019

GUESS ... Europe S_S '18 Collection Runway Show (...)




A filosofia alto-astral da GUESS é transmitida pela sensibilidade de seu design. Seu estilo celebra a forma humana, busca inspiração não apenas nos rostos espetaculares que enfeitam as fotos exclusivas de suas campanhas publicitárias e catálogos, mas também nos homens e nas mulheres reais que constituem, de fato, sua verdadeira inspiração. A marca “glamorizou” o jeans e combinou com maestria a sofisticação e a qualidade do design europeu com a jovialidade e o sex appeal da moda americana. Qualidade e atitude dão à marca uma característica única, do estilo casual ao chique urbano. Com um toque de talento internacional, o estilo puramente americano da GUESS tem conseguido manter sua originalidade e conquistar clientes em todas as partes do mundo. 

GUESS ... Europe S_S '18 Collection Runway Show 



A história 
Os irmãos Armand, Georges, Maurice e Paul Marciano, sobrenome por trás do sucesso da marca GUESS, cresceram em Marselha, no sul da França, uma região que cultivava a essência e o estilo da moda francesa, onde foram criados, junto dos pais e da irmã Jacqueline. Filhos de rabino, eles moravam em uma casa anexa à sinagoga e aproveitavam as horas de lazer participando de um grupo de escoteiros. A moda foi um acaso em suas vidas. No começo da década de 1970, três dos irmãos trabalhavam em um bar na badalada Saint Tropez (Paul era o DJ; Georges era o gerente e Maurice era o barman). Foi então que Georges decidiu fazer gravatas de seda para ganhar um dinheirinho extra. Com isso, Paul começou a viajar a Paris com o porta-malas do carro lotado de gravatas e só voltava depois de vender todas.



Aos poucos, o quarteto foi se aventurando a criar blusas femininas, vestidos, calças e finalmente jeans lavados em 1976, novidade que viria a ser carro-chefe da marca e que tornaria os irmãos pioneiros nesse conceito de produto nos Estados Unidos. Nessa época, os irmãos já tinham 20 lojas, batizadas com o nome MGA (iniciais de Maurice, Georges e Armand), espalhadas pela França. Georges, que já tinha sido cabeleireiro, sempre foi o homem das ideias e das estratégias e idealizou cada empreitada da família; logo, Maurice se encarregou de cuidar das finanças, Armand passou a supervisionar a produção e a distribuição e Paul tomou a dianteira na criação - inicialmente, apenas das campanhas publicitárias e, mais tarde, das coleções.



Em outubro de 1977, os irmãos pisaram em solo norte-americano pela primeira vez para uma viagem de férias. A estadia de dez dias no Beverly Hilton Hotel, em Los Angeles, foi esticada para um mês e meio. No entanto, demorou bem menos que isso para que os jovens franceses se apaixonassem pelas praias, pelo clima e pelas lindas garotas da Califórnia. Em três semanas, Georges e Maurice abriam duas lojas MGA nos Estados Unidos e, encarregados de encerrar os negócios na França, Armand e Paul mudaram-se definitivamente dois anos depois. Em 1981, combinando o amor do oeste americano com a sensibilidade europeia, os irmãos fundaram uma pequena fábrica de calças jeans na cidade de Century City, estado da Califórnia. Era um estilo diferente, chique, forte e marcante. Os revendedores olhavam com desconfiança o jeans, mas os irmãos acreditavam e foram persistentes na introdução de seu produto no mercado. O jeans feminino com três zíperes, batizado de Marilyn, era sexy, com estilo e atitude original. Ainda neste ano, a tradicional loja de departamento Bloomingdale’s aceitou finalmente vender duas dúzias desse jeans como uma espécie de favor aos irmãos. Em poucas horas todas as peças, ao preço de US$ 60, foram vendidas, e, da noite para o dia, os jeans viraram objeto de desejo. Surgia definitivamente a marca GUESS? (nesta época escrita com o ponto de interrogação).

O nome GUESS surgiu por inspiração de Georges, quando os quatro irmãos passavam, a caminho do trabalho, por um outdoor da rede McDonald’s com os dizeres “Guess what’s in the new Big Mac?” (“adivinhe o que há de novo no Big Mac?”), com destaque para “guess”, em letras bem grandes. Os números dentro do triângulo do logotipo da marca representavam o número da sala do primeiro escritório da empresa. 

O principal trunfo da marca, na época, ficou por conta das técnicas pioneiras de lavagem com pedra pomes italiana, que deixava o jeans com aspecto “detonado” e “usado”. Além disso, a marca combinava sofisticação e atitude casual, sintetizando um estilo de vida próprio e autêntico. Atualmente, cerca de 30 pessoas estão envolvidas na produção de uma única calça da marca. Já em 1982, os irmãos venderam US$ 12 milhões em calças jeans. Em 1984 a linha masculina foi lançada e o jeans da GUESS podia ser encontrado tanto para homem como para mulher. A marca viu seu faturamento em vendas crescer de US$ 6 milhões em 1982 para US$ 600 milhões em 1996. Durante este período, a GUESS expandiu sua linha de produtos ao introduzir coleções de relógios e óculos, sapatos, calçados esportivos, bolsas, entre outros itens, além de inaugurar inúmeras lojas próprias em importantes cidades americanas. A coleção de acessórios de moda deu um verdadeiro salto, e, principalmente, as bolsas e relógios conquistaram olhares de admiração do público feminino. Nessa época os irmãos haviam transformado a marca em um símbolo de vida jovem, sexy e aventureiro.



Na década de 1990, a marca se expandiu para inúmeros países começando sua escalada em busca do sucesso internacional, que não tardou a vir. Além disso, a empresa criou a divisão GUESS HOME, responsável pelo lançamento de roupas de cama, incluindo lençóis, edredons, travesseiros e toalhas. Porém, apesar das inovações no segmento, as vendas decepcionantes obrigaram a marca americana a descontinuar essa divisão anos mais tarde. Com a chegada do novo milênio, a GUESS expandiu mais uma vez sua linha de produtos com a introdução de roupas para crianças; e mais recentemente, em 2007, com o lançamento da G by GUESS, uma linha de roupas mais populares e descoladas voltadas para um público adolescente. Nesse mesmo ano inaugurou uma enorme loja no sofisticado bairro dos Jardins em São Paulo. A marca americana chegou a ter três lojas no país, mas devido aos altos preços não durou mais que três anos. Em 2013, a GUESS voltou ao país com a inauguração de uma sofisticada loja no shopping Cidade Jardim, em São Paulo. Desta vez para ficar.



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