Foto: FCT
Diana Madeira da UA é uma das vencedoras da 15ª edição das Medalhas de Honra L’Oréal Portugal para as Mulheres na Ciência. A investigadora do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM) e do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro (UA) ganhou um prémio no valor de 15 mil euros.
O trabalho de Diana Madeira tem como objetivo compreender como, a nível molecular e fisiológico, os organismos marinhos respondem ao aquecimento oceânico e à poluição ao longo de várias gerações. Assim, a investigadora de pós-doutoramento pretende conhecer a vulnerabilidade destes organismos a longo prazo, de forma a melhorar e adaptar a gestão dos recursos marinhos e promover a sustentabilidade dos oceanos.
Bióloga marinha desde 2009, Diana Madeira desde essa altura que se dedica ao estudo da eco-fisiologia marinha e alterações climáticas. Contribuiu para determinar uma escala de vulnerabilidade ao aquecimento oceânico de 30 espécies marinhas (temperadas e tropicais) baseando-se em ensaios moleculares e de tolerância térmica. A investigadora estudou também os impactos do aquecimento oceânico nas várias fases do ciclo de vida de peixes marinhos.
Atualmente estuda a plasticidade fisiológica a longo-prazo dos organismos marinhos face às alterações globais, em colaboração com várias instituições incluindo a Universidade Nova de Lisboa e a Université du Québec à Rimouski (Canadá).
Lançado em 2004, numa parceria da L’Oréal Portugal, Comissão Nacional da UNESCO e Fundação para a Ciência e a Tecnologia, o programa Medalhas de Honra L’Oréal Portugal para as Mulheres na Ciência pretende incentivar jovens investigadoras que efetuam a sua pesquisa em Portugal, entre os 30 e os 36 anos, a prosseguir estudos originais e relevantes para a saúde e/ou o ambiente.
Para além de Diana Madeira, também Joana Cabral (Universidade do Minho), Joana Caldeira (Universidade do Porto) e Patrícia Costa Reis (Universidade de Lisboa) foram galardoadas com a Medalha. As quatro investigadoras distinguidas este ano com os Prémios L’Oréal “Mulheres na Ciência” foram selecionadas entre mais de 70 candidatas por um júri presidido pelo investigador e deputado Alexandre Quintanilha.
Fonte: Universidade de Aveiro
Sem comentários:
Enviar um comentário