PASTEL DE FEIRA ...
e/ou PASTEL DE VENTO
Se já se passeou pelas ruas de São Paulo ou outra cidade do Brasil e teve a oportunidade de saborear um delicioso pastel de feira, com um dos mil e um sabores que tanto os caracterizam. Saiba como preparar uma massa de pastel de feira perfeita com todos os segredos, para preparar pastéis gordinhos, estaladiça, sequinhos e com um irresistível tom dourado.
Uma curiosidade sobre esta especialidade gastronómica brasileira. O pastel de feira surgiu no Brasil em meados da década de 50, com inspiração nos crepes de verduras e legumes vendidos pelas famílias de ascendência japonesa nos mercados.
A receita original é inspirada nos crepes Chineses, originalmente preparados com massa de arroz frita. Posteriormente foi adaptada pelos portugueses e a farinha de arroz foi substituída pela farinha de trigo, tendo sido os japoneses os responsáveis pela criação de um universo de recheios, que fascinam todos os que provam esta iguaria da gastronomia brasileira.
Massa de pastel de feira
Ingredientes
- 500 gr farinha de trigo sem fermento
- 400 ml água
- 2 colheres de sopa óleo de girassol opcional
- 1 colher de sopa sal
- 50 ml cachaça
- 1 lt óleo de girassol para fritar
Instruções de preparação
- Numa tigela, misture muito bem 3/4 da farinha de trigo com o sal.
- Abra um buraco no meio da farinha com as mãos e adicione a água, aos poucos, incorporando bem com as mãos.
- Apesar da adição do óleo ser opcional, a massa ganha uma maior elasticidade com a adição deste ingrediente.
- Por último adicione a cachaça e continue a amassar muito bem a massa.
- Agora chegou a hora de sovar a massa. Retire a massa da tigela e coloque numa superfície lisa, polvilhada de farinha, amasse muito bem e vá polvilhando com a farinha até que a massa se solte da superfície com facilidade e deixe de ficar colada ás mãos. está pronta quando apresentar um aspecto lisinho, homogénea, elástica e
- Cubra a massa depois de sovada com um pano húmido ou com película aderente e deixe repousar durante 15 minutos.
- Abra a massa com a ajuda de um rolo da massa até ficar bem fina, tenha atenção para não deixar que a massa quebre. Quanto mais fininha ficar a massa mais crocante ficará o pastel, depois de frito.
- Depois de estendida, corte a massa em retângulos de 30*10 cm aproximadamente. O ideal é rechear e fritar os pastéis logo após a messa ser estendida. Se quiser guardar a massa deverá enrolá-la numa pelicula aderente para não perder a humidade.
- Recheie a massa com o seu recheio favorito, atenção que a quantidade do recheio deverá ocupar entre 1/3 a metade do espaço da tira de massa. Deverá deixar espaço suficiente para que o vapor do pastel se crie no seu interior.
- Dobre a massa e feche as pontas com a ajuda de um garfo.
- Depois de preparados os pastéis, frite de imediato.
- Utilize uma fritadeira alta, para que o pastel mergulhe e fique coberto com óleo no momento da fritura.
- A temperatura ideal são os 180ºc, ou seja, o óleo deverá estar bem quente, visualmente, não deverá ver nenhuma onda na superfície do óleo.
- Se tiver dúvidas, coloque um pouco de massa no óleo e veja se a massa faz bolhas e o óleo borbulha.
- Agora com tudo pronto, coloque o pastel na fritadeira, deixe alourar em ambos os lados. Retire e deixe escorrer numa rede, antes de colocar sobre o papel de cozinha para absorver o excesso de gordura.
Sem comentários:
Enviar um comentário