Comidas típicas de Portugal
Portugal possui uma gastronomia muito rica, diversificada e cheia de bons ingredientes. A nação de Camões, Saramago e Fernando Pessoa se destaca pela produção de vinhos, azeite de oliva e azeitonas.
Com uma dieta mediterrânea, os portugueses consumem muitos peixes, frutos do mar, azeites, azeitonas e legumes. São raros os pratos em restaurantes que misturam carboidratos e há uma opção variada de entradas, sopas e sobremesas.
Confira abaixo a seleção que fizemos das comidas típicas de Portugal (cuidado para não babar na tela).
Sardinha
Sardinha, uma das comidas típicas de Portugal
A sardinha é o peixe principal de Portugal. Muito presente nas festas de São João e de Santo Antônio, são feitas assadas na grelha e servidas normalmente com pimentos verdes assados e batatas cozidas.
A sardinha assada faz parte da cultura portuguesa e está entres os principais pratos da sua gastronomia.
Bacalhau
O bacalhau é a comida típica de Portugal e é o peixe mais consumido no país. Existem diversas formas de prepará-lo, como entrada ele é serviço em forma de bolinho de bacalhau, pataniscas ou até mesmo cru (a punheta de bacalhau, como se fosse um ceviche).
Como prato principal, ele pode ser à Gomes de Sá, à Brás, com Natas, assado com batatas, frito, entre diversas maneiras. Os portugueses consomem muito bacalhau de verdade, comem quase todos os dias e além de ser muito saboroso, é bastante saudável.
A variedade de bacalhau em Portugal é impressionante. Bacalhau à brás, a Gomes de Sá, com broa, assado, frito, tem para todos os gostos. Normalmente o peixe é mais barato do que a carne de gado e os portugueses comem realmente muito bacalhau. Uma delícia da culinária portuguesa.
Bolinho de bacalhau
Os bolinhos de bacalhau são uma relíquia de Portugal. Crocantes por fora e macios por dentro, normalmente são servidos como entrada.
Pataniscas
Já as pataniscas de bacalhau são bolinhos redondos, fritos e que levam farinha na sua produção, diferentes dos bolinhos de bacalhau que levam apenas batatas para dar a liga.
Alheira
A Alheira é um enchido (como se fosse uma linguiça), é defumada e pode ser feita com carnes de caça, porco ou aves. Podem ser fritas, assadas ou então envolvidas em massa folhada.
Punheta de Bacalhau
A punheta de bacalhau é como se fosse um ceviche de bacalhau. É servida como entrada e acompanha pão. É feita com o bacalhau cru, cebolas, alho, azeite e salsa.
Francesinha
Francesinha, um prato típico do norte de Portugal
A francesinha (ah, a francesinha!) é uma comida típica de Portugal e um dos pratos mais gostosos do país. Todo turista que come o prato uma vez, quer voltar correndo para Portugal! Ele foi criado no Porto e no norte do país é onde se come melhor.
Todos brasileiros que experimentam amam o sabor do prato que é feito com pão, bife, chouriço, bacon, queijo, fiambre, ovo e um delicioso molho com vinho do Porto, tomate e pimenta pipi-piri. São servidas com batatas fritas.
Cozido à portuguesa
Uma mistura para fortes: leva feijão, batata, couve, nabo, cenoura, carne de porco, boi e frango, além de chouriço e morcela. Um prato super tradicional de Portugal.
Arroz de tomate
O arroz de tomate é mais uma comida típica de Portugal, trata-se de um arroz com molho de tomate e é servido como acompanhamento para carnes e peixes.
Arroz de feijão
O arroz de feijão é o arroz já misturado com o feijão e é servido como acompanhamento de carnes e peixes.
Arroz de pato
O arroz de pato é quase um risoto, feito com carne de pato que vai ao forno e é servido com chouriços por cima, mais uma delícia da culinária portuguesa.
Queijo Serra da Estrela
O Queijo Serra da Estrela é uma das comidas típicas de Portugal mais importantes. Com uma casquinha por fora e cremoso por dentro, é o mais antigo queijo do país. É considerado também uma das 7 Maravilhas da Gastronomia de Portugal.
Queijo de Azeitão
Esse queijo é tradicional da região de Azeitão, no distrito de Setúbal (no sul do país). É um queijo com denominação de origem protegida e feito com leite de ovelha.
Broa de milho
A Broa é uma comida típica de Portugal, trata-se de um pão de milho e centeio. Normalmente é servido como entrada das refeições ou então pode ir ralado em cima de peixes como o bacalhau.
Pastel de Nata
O pastel de nata, ou simplesmente nata, é conhecido no Brasil como Pastel de Belém. Mas em Portugal, o único Pastel de Belém fica em Lisboa, na região de Belém.
Foi lá que nasceu esse doce português e até hoje turistas de todo o mundo fazem filas para experimentar essa relíquia da culinária portuguesa.
Créditos:
https://www.eurodicas.com.br/comidas-tipicas-de-portugal/
Agradecimentos:
Facebook: Maurício da Costa Bueno
Sem comentários:
Enviar um comentário