sábado, 16 de fevereiro de 2019

Doces Típicos portugueses (...)



 Doces Típicos portugueses 

Viajar em Portugal é entrar no mundo das padarias, da gastronomia e dos maravilhosos doces. Os Doces portugueses estão espalhados pelo país, cada região possui suas criações e as tradições dos doces são muito preservadas (e algumas receitas mantidas a sete chaves).
Doces portugueses
Visitar Portugal durante uma dieta não é uma ideia muito boa, durante sua visita esqueça a dieta, experimente os doces mais tradicionais de cada cidade portuguesa e se delicie.

Hoje vamos te contar um pouco sobre quais são os doces portugueses, onde eles foram criados e onde encontrá-los.



Pastel de Nata
No Brasil costumamos chamar o pastel de nata de pastel de Belém, mas na verdade em Portugal o único pastel de Belém fica em Lisboa, no bairro de Belém (com a fábrica original ainda em funcionamento e com os melhores pastéis de Belém que você experimentará algum dia).

No restante do país basta pedir uma nata na padaria, que já está feito seu pedido. A nata ainda pode ser acompanhada de açúcar para polvilhar e também canela, quanto mais quentinha e folhada por fora, melhor.



Queijada
A queijada é um dos doces portugueses mais gostoso, tem formato redondo e leva queijo, ovos, leite e açúcar. Pode ter recheio de amêndoas, laranja, ovos ou requeijão (diferente do Brasil).

As queijadas mais tradicionais são da Ilha da Madeira, de Évora e de Sintra.



Ovos moles
Já os tradicionais ovos moles de Aveiro têm fama internacional e fabricação preservada (só podem ser feitos em Aveiro). Com formato de conchas búzios e peixes, os ovos moles são feitos com gema de ovo, açúcar e água e cobertos por hóstias! Hóstias de verdade, isso mesmo!
O doce foi criado por freiras que usavam as claras dos ovos para engomar as roupas dos padres e para não desperdiçar as gemas criaram os ovos moles.



Travesseiros
Travesseiros de Sintra
Os famosos travesseiros de Sintra são oces portugueses e que precisam entrar na sua lista de doces para provar. A massa é folhada coberta com açúcar e leva em seu recheio creme de ovos e amêndoas, hummm. Mais uma delícia da gastronomia portuguesa.



Molotof
O Molotof é outro doce típico de Portugal, trata-se de um delicioso pudim de claras com caramelo, uma sobremesa muito presente em diversos restaurantes do país.



Pastéis de Tentúgal
Os famosos pastéis de Tentúgal foram criados por freiras carmelitas em um convento. Possui uma deliciosa massa folhada e com recheio de doce de ovos. São considerados uma das 7 maravilhas da Gastronomia portuguesa.



Pudim Abade de Priscos
Esse pudim é tradicional da cidade de Braga e leva toucinho (isso mesmo!) e vinho do Porto na sua receita. Uma maravilha da culinária portuguesa que vale a pena experimentar! Simplesmente divino!



Quilhões de São Gonçalo
Tradicional da cidade de Amarante, os quilhões de São Gonçalo (doces fálicos) tem formato do órgão genital masculino porque o santo tem fama de casamenteiro. São Gonçalo de Amarante ajudava as mulheres a casarem, serem férteis e terem filhos.




Dom Rodrigo
São os doces tradicionais do Algarve e vem embrulhados em uma papel metalizado colorido. São feitos com ovos, açúcar e amêndoas.



Sericaia
A sericaia é um doce típico da região do Alentejo. É produzido com leite, açúcar, ovos e canela. É um doce típico de convento e possui uma textura super fofa.



Pão de rala
O pão de rala também é um doce tradicional português e tem origem no Alentejo. Era feito por frades e freiras nos conventos. O doce é produzido com gemas de ovos, açúcar, raspas de limão, amêndoas e gila (abóbora-chila).


Créditos:

Sem comentários:

Enviar um comentário