quinta-feira, 21 de março de 2019

7 Razões pelas quais Aveiro não é a Veneza Portuguesa (...)


Moliceiros
Aveiro é demasiado única e autêntica. No nosso artigo apresentamos-lhe sete razões que fazem desta cidade muito mais do que a “Veneza Portuguesa.”



GÔNDOLAS? ...
EM AVEIRO PERCORREMOS OS CANAIS DE MOLICEIRO!

Duplos sentidos humorísticos, homenagens a portugueses ilustres ou simplesmente um desenho artístico, os moliceiros ganham vida com cores tipicamente portuguesas.

O moliceiro atual é uma reinvenção turística dos barcos de trabalho outrora utilizados para a apanha do moliço, uma alga aquática utilizada para adubar os terrenos agrícolas de grande parte da região de Aveiro.

As pinturas dos moliceiros iniciaram como um “jornal da Ria”. Era através de textos e imagens que se expressava uma opinião e que se relatavam alguns episódios entre as gentes de Ovar até Mira.

COMO SE DIZ OVOS MOLES EM ITALIANO?

Visitar Aveiro sem comer Ovos Moles é como “ir a Roma e não ver o Papa”.  Com séculos de história, os Ovos Moles são um dos doces típicos mais apreciados apesar dos seus ingredientes simples: gemas, açúcar e água.



PIZZA DE ENGUIA? EM AVEIRO COZINHAMOS CALDEIRADA!

A gastronomia em Aveiro é rica em sabores. É possível desfrutar de carne mas sobretudo de peixe e marisco fresco vindos do mar ou da ria. As enguias características da Ria de Aveiro são um dos sabores típicos da região. Restaurantes em Aveiro como a Palhuça e a A Nossa Casa, ou em Ílhavo como a Casa Zé Zé e a Duna do Meio são excelentes opções para provar uma saborosa caldeirada de enguias.


DESCUBRA AVEIRO SEM GALOCHAS A PÉ OU DE BICICLETA!
Ruas amplas ao invés das ruas estreitas de Veneza, Aveiro é a cidade ideal para se descobrir a pé ou de bicicleta nas famosas “Bugas”, um meio de transporte ecológico e gratuito.


MAR E SERRA, A POUCO TEMPO DE DISTÂNCIA
A beleza de Aveiro não se resume apenas na ria. As praias estão nos municípios vizinhos a poucos minutos de distância da cidade de Aveiro. Com extensos areais, são perfeitas para banhos de sol e para aprender a surfar. Além do mais, há locais imperdíveis para momentos românticos com o pôr-do-sol à beira-mar.



Praia da Barra

Na região de Aveiro a serra também se encontra a poucos minutos de distância. As paisagens naturais de “cortar a respiração” tornam a vila de Sever do Vouga num autêntico paraíso. Na vila é possível usufruir do Rio Vouga, através de momentos de descanso na praia fluvial ou para os mais aventureiros através de desportos aquáticos.




O SAL QUE CAIU DO CÉU

“Há vários milhares de anos caíram aqui as célebres janelas do palácio do céu. Ficaram intactas as vidraças nos respectivos caixilhos, porque as janelas caíram sobre a relva verdinhas. Hoje são as salinas”, Almeida Negreiros descreve na perfeição a beleza das salinas e a riqueza representativa do sal na sociedade, em termos de culinária e em tratamentos de beleza.


Salinas


TRIPAS À MODA DE AVEIRO

Aveiro é única e fazemos das tripas coração. Salgadas ou doces, as tripas representam a essência Aveirense com receitas únicas para todos os gostos. Se há mil e uma maneiras de fazer bacalhau também existem mil e uma maneiras de rechear tripas. Oreo, gelado, atum ou até com ovos moles, as possibilidades são infinitas para conquistar a barriga e os olhos dos fãs.


---------------------------------

Créditos:



Sem comentários:

Enviar um comentário