terça-feira, 3 de dezembro de 2019

Receitas Típicas de Natal pelo Mundo (...)



Hoje O MY FACELOOK vai levar-te a dar a volta ao mundo, mas concentrando-te apenas num dos sentidos: O PALADAR. Aproveitando as datas em que estamos, e já que começamos a abrir as caixas de chocolates e a encomendar o bacalhau e o bolo rei, pensámos que gostarias de realizar uma viagem gastronómica pelas receitas de Natal de todo o mundo. Obviamente temos o típico bacalhau à moda portuguesa, mas também passaremos por Itália para comer uma pasta com caldo, voaremos até ao Brasil para provar a farofa, sem deixar de sentar-nos algumas horas na vizinha Espanha e provar o seu cordeiro no forno…

E não te esqueças de deixar espaço para as deliciosas sobremesas de Natal! Encontraremos a parte mais doce desta noite na França com o seu tronco de Natal, ou nos mercados da Alemanha, onde não poderás perder um bom lebkuchen (pão de gengibre).


Portugal: Bacalhau
Como não podia ser de outra forma, os portugueses celebram o Natal com um jantar em que o protagonista é o bacalhau. Nestas datas serve-se cozido, com batatas e legumes.
Espanha: Cordeiro assado no forno
Dizem que o cordeiro está no seu ponto quando se desfaz na boca. O fundamental é que a carne seja boa e, quando mais jovem seja o cordeiro, melhor! Em Espanha é normal fazer o pedido com antecedência e depois, em cada casa, aplicam-se esses truques pessoais para que a carne não fique demasiado seca, temperando-a com vinho, água, loureiro, limão, azeite, alho… Três horas depois, a casa começa a cheirar a Natal e os pratos chegam à mesa acompanhados de batata, cebola e cordeiro.
França: Tronco de Natal
O tronco de Natal ou Bûche de Noël é a sobremesa típica de Natal na França. Há várias receitas, mas a mais popular consiste num bolo fofo, coberto con creme de chocolate. E a decoração é o mais importante! Quanto mais realista seja o tronco, melhor!
Estados Unidos: Presunto com ananás
Se há um prato típico na noite de Natal nos Estados Unidos é o presunto com ananás. No país dos churrascos, a carne à brasa é um dos pratos típicos que não ponde faltar no livro das receitas de Natal. No entanto, há outros pratos populares nestas datas como o pato recheado ou o pão de gengibre.
Reino Unido: Pudim de Natal/Christmas Pudding
Com ingredientes como a canela, o gengibre, os dátiles ou as nozes, não sorpreende que esta seja a sobremesa perfeita para terminar um delicioso jantar de Natal. O grande momento chega quando o pudim se flamba com brandy. Um espectáculo!
Brasil: Farofa com presunto
No Brasil não há espaço para sopas ou pratos demasiado quentes no Natal. Não podemos esquecer-nos de que aí é Verão! Aqui, onde a influência portuguesa se vê (e saboreia) em cada esquina não falta o bacalhau na mesa. No entanto, há outras especialidade como a farofa, uma espécie de farinha de mandioca que se pode combinar com uma grande diversidade de ingredientes, principalmente carnes assadas como salsichas ou presunto.
Filipinas: Leitão Kawali
O caso das Filipinas é uma excepção, já que é um dos poucos países asiáticos onde se celebra o Natal. As  casas, que começam a decorar-se em metade de Outubro, enchem-se de cores também na cozinha. Um dos pratos que não podem faltar na mesa é o leitão Kawali: carne crocante e suculenta ao mesmo tempo, com uma porção de arroz, molha de ostra, etc…
Alemanha: Lebkuchen
O lebkuchen ou “pão de gengibre” é um dos doces mais típicos do Natal na Alemanha. Podes encontrá-lo em qualquer mercado de Natal com diferentes formas e cuidadas decorações. Entre todas as bolachas de Natal existentes, estas são as mais famosas.
Itália: Cappelletti in brodo
Estando em Dezembro, em Itália não podem faltar sopas no menú. Muitas receitas de Natal italianas não levam carne, devido à tradição religiosa do país. No entanto, os cappelletti (ou tortellini), que normalmente se comem nos dias 24 e 25 estão recheado de frango e queijo ricota, e são cozidos em caldo de capão.
Grécia: Melomakaroma
Estes doces feitos basicamente com farinha, azeite e mel não podem faltar em nenhuma casa grega no Natal. Como se apresentam? Polvoreados com pequenos pedaços de avelã.
Polónia: Barszcz com pierogi
Os polacos têm muitas tradições e superstições relacionadas com o Natal.  Uma delas diz que na ceia de Natal deve haver 12 pratos na mesa (para os 12 apóstolos), e não pode faltar a sopa vermelha barszcz, elaborada com beterraba que pode ser acompanhada de pierogi.
Hungria: Halászlé
Um dos pratos típicos no Natal é a sopa de peixe ou halászlé. Mas no jantar familiar também há receitas de carne e, como não podia deixar de ser, doces natalícios, entre os quais se destaca o bejgli, um bolo feito com mel e nozes ou sementes de papoila.
Nigéria: Sopa okra
Na Nigéria, o Natal celebra-se fundamentalmente no Sul e Este do país e entre as comidas tradicionais destacamos dois ingredientes: o ñame, um tubérculo que se serve como puré ou cozido com mais legumes e a okra ou quimbombó, um fruto verde com o qual se podem fazer sopas ou estofados.
--------------------------------

Sem comentários:

Enviar um comentário